home  
 
home
adicionar ao favoritos
indique esta página
english version soon
Ginásticas
História
Acrobática
Aeróbica
Artística
Geral
Rítmica
Trampolim
Conteúdo
Artigos
Biblioteca
Entidades
Hot Links
Notícias
Onde Praticar
Resultados
Especiais
Ginásios
Ginasloucos
Obstinação
Personalidade
Supereventos
Interação
Chat
Downloads
Fórum
Guestbook
Newsletter
Opinião
Institucional
Anuncie
Contato
O Site
Quem Sou
Serviços

Consultar arquivos

criação e
manutenção
d_e_n_i_x®
     
 
Artigos
 
 
 
 

Artigo 22 - O Volteio e a Ginástica

Você já ouviu falar em Volteio? O Volteio é uma modalidade do Hipismo, mas apesar disso, faz muita referência à Ginástica. Isso mesmo, Ginástica sobre cavalos (de verdade!)!!!

Está curioso? Conheça um pouco mais sobre este esporte!

VOLTEIO

Colaborou: Victoriana Khadigia de Andrade Silva 

O volteio é definido como uma atividade que envolve exercícios característicos da ginástica artística, Volteio dinâmicos, estáticos além de acrobáticos combinados a elementos da dança sobre o cavalo ao galope. Consiste em uma variedade de exercícios obrigatórios e livres executados individualmente, em duplas ou trios, o que pode oferecer diversas idéias de novos movimentos, combinações e variações. De qualquer maneira, mesmo quando executado individualmente, o volteio é caracterizado por um trabalho de equipe, considerando que o volteador, o longeur[1] e o cavalo formam uma equipe e dependem mutuamente um do outro. Esta união permite ao volteador ajustar-se ao movimento e ritmo do cavalo, caso contrário, nenhum exercício poderá ser harmoniosamente realizado (Rieder, 1994).

As séries de volteio seguem um critério estético, em que são utilizadas as capacidades físicas específicas para a realização da técnica correta dos exercícios, que devem estar em plena harmonia com a interpretação coreográfica e com o acompanhamento musical (Ferrara, 1998).

Segundo Ferrara (1998), o cavalo é um animal nobre e desde os tempos mais remotos é conhecida a sua generosidade e o seu estreito relacionamento com o homem. Ele é, acima de tudo, um membro integrante da equipe. Em aulas para iniciantes, pode adaptar-se às dificuldades de cada membro, chegando a alterar o movimento sozinho quando percebe qualquer desequilíbrio, desta forma ele transmite confiança, torna a atividade muito gratificante e cria uma atração muito forte nos volteadores. O ambiente hípico é naturalmente pouco convencional principalmente aos moradores das grandes cidades, criando um contato mais próximo com a natureza. O volteio é uma atividade que une a prática de atividade física ao interesse pelos cavalos.

 

ORIGEM E HISTÓRICO DO VOLTEIO

A história do Volteio partiu da habilidade de montar e descer do cavalo em movimento, que consistia em uma habilidade guerreira, estaVolteio habilidade foi usada como um ato de sobrevivência numa época marcada por guerras, em seguida, foi usado como forma de desenvolver o equilíbrio, agilidade e elegância do cavaleiro, no Antigo Império Romano, os cavaleiros realizavam acrobacias sobre o cavalo em movimento nos Jogos Romanos. Assim surgiu o Volteio artístico, caracterizado por critérios artísticos como precisão, dificuldade e harmonia (Weller 1999).

Com o passar do tempo, seguindo o ideal de perfeição criado pelo Renascimento, a estética do movimento passou a ser valorizada e o movimento então, deveria demonstrar beleza, leveza, segurança, exatidão e perfeição. Foi então nesta época que surgiu na França "La Voltige"[2]. Após a 2ª Guerra Mundial, o volteio foi desenvolvido na Alemanha. Daquela época até o momento tem sido utilizado também como forma de iniciação à equitação, oferecendo ao iniciante uma maneira de tornarem-se mais envolvidos com os esportes eqüestres (Rieder, 1994; Ferrara, 1998).

Enquanto atividade motora, pode ser desenvolvido em diversas áreas de abrangência atingindo as dimensões:

·        Competitiva, desta forma, o Volteio será desenvolvido de maneira a proporcionar a preparação de atletas em 4 níveis: técnica, artística, física e psicológica.

·        Educacional, neste caso volteio pode contribuir no aumento do acervo motor e da experiência de movimento, diferenciando-se principalmente pela superfície instável, determinada pelo cavalo nas três andaduras (passo, trote e galope), melhorando especialmente as habilidades de estabilização. Além disso, a presença do cavalo como um animal de grande porte impõe respeito, fazendo com que o aprendiz adote determinadas posturas diante do cavalo, disciplinando-a e facilitando o trabalho do educador que, Volteio desde o início, deve ressaltar o trabalho em grupo, o espírito de equipe com ajuda mútua ao subir, descer do cavalo e durante a realização de novas figuras que ainda não estejam totalmente aprendidas no cavalo em movimento, assim como no cuidado com o cavalo e com o material utilizado em aula. O aluno deve aprender a respeitar e considerar o cavalo como o mais importante membro da equipe. De acordo com Rieder (1994), isto torna o volteio uma atividade que ajuda a formar personalidades. O volteio desenvolve as habilidades básicas, combinadas e seriadas, durante as diversas subidas, descidas e movimentos sobre o cavalo. As habilidades específicas são desenvolvidas na execução dos exercícios obrigatórios. As capacidades físicas e habilidades motoras são trabalhadas em todas as dimensões do volteio e sempre que possível deve-se utilizar a música desenvolvendo o ritmo e a interpretação musical;

·        Adaptada, o Volteio junto à equitação pode ser amplamente utilizado com portadores de deficiências ou como uma nova disciplina, auxiliando no desenvolvimento das principais capacidades e habilidades motoras, psicológicas e cognitivas;

·        Recreação e lazer, o volteio pode ser utilizado como recreação e lazer independente da aptidão física e idade, estimulando a criatividade e aproveitando os movimentos mais simples, já que não visa a performance. Quando realizados sobre o cavalo em movimento, tornam-se um desafio, executados individualmente ou em duplas, torna-se também uma atividade muito atraente e divertida;

·        Iniciação à equitação, o volteio também é uma forma de iniciação à equitação, sendo que o cavaleiro que inicia-se no hipismo através do volteio tende a adquirir maior confiança no cavalo, boa postura nas três andaduras (passo trote e galope) e equilíbrio;

·        Militar, seguindo ainda hoje os objetivos historicamente apresentados, onde o policial utiliza-o para adquirir melhor controle e equilíbrio do corpo em determinadas circuntâncias.  

[1] Pessoa que conduz o cavalo em círculo.

[2] O Volteio, em francês.

Links interessantes:

Federação Paulista de Hipismo - www.fph.com.br

Confederação de Hipismo Brasileiro - www.cbh.org.br

Fotos:

Voltibilder - www.voltibilder.de

Voltigieren - www.voltigieren.net

 
 
     
 

História Acrobática Aeróbica Artística Geral Rítmica Trampolim Artigos Biblioteca Entidades Hot Links Notícias Onde Praticar Resultados Ginásios Ginasloucos Obstinação Personalidade Supereventos Chat Downloads Fórum Guestbook Newsletter Opinião Anuncie Contato O Site Quem Sou Serviços

 
 
 
 
Resolução mínima de 800x600 IE 5.0
© Copyright Ginásticas.com 2000-2003,
Denis R. Patrocinio