home  
 
home
adicionar ao favoritos
indique esta página
english version soon
Ginásticas
História
Acrobática
Aeróbica
Artística
Geral
Rítmica
Trampolim
Conteúdo
Artigos
Biblioteca
Entidades
Hot Links
Notícias
Onde Praticar
Resultados
Especiais
Ginásios
Ginasloucos
Obstinação
Personalidade
Supereventos
Interação
Chat
Downloads
Fórum
Guestbook
Newsletter
Opinião
Institucional
Anuncie
Contato
O Site
Quem Sou
Serviços

Consultar arquivos

criação e
manutenção
d_e_n_i_x®
     
 
Artigos
 
 
 
 

Artigo 24 - A utilização de dicas na aprendizagem da Ginástica Rítmica

Por Priscilla Martins (1) e Iverson Ladewig (2) - CECOM (Centro de Estudos do Comportamento Motor) - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Educação Física - Curitiba - Paraná - Brasil

 

RESUMO

A ginástica rítmica é uma modalidade essencialmente desportiva essencialmente feminina que se fundamenta na expressividade artística. É conceituada como a busca do belo, uma explosão de talento e criatividade, em que a expressão corporal e o virtuosismo técnico se desenvolvem juntos, formando um conjunto harmonioso de movimento (LAFFRANCHI, 2000, p. 3). Hoje é considerada um dos mais belos esportes da atualidade e juntamente com a Ginástica Artística compõe o maior público das Olimpíadas. Nesta a ginasta pode competir a partir do ano em que completa 15 anos, ou seja, entre os 15 e 20 anos a atleta deve estar no auge de sua performance desportiva.

Considerando este aspecto conclui-se que a criança deve iniciar na ginástica rítmica (GR) por volta dos seus seis anos. Para Gallahue e Ozmun, 2003, p. 115, as crianças possuem um potencial desenvolvimentista para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta da idade de seis anos. Com estas considerações verifica-se que para tratar de um procedimento pedagógico adequado a crianças de seis anos visando desenvolver um padrão de habilidades específicas ao esporte deve-se traçar estratégias específicas para que então assim ocorra a aprendizagem pretendida.

A proposta é que então seja explorado um caminho que facilite o processo pedagógico, utilizando-se de “dicas” que desenvolvem a atenção seletiva e facilitam a aprendizagem de habilidades específicas, já que para Lanaro Filho e Bohme, 2001 p. 155 “a possibilidade de sucesso de um indivíduo em qualquer esporte depende do seu potencial genético, da metodologia de aprendizagem e treinamento durante os diferentes estágios do seu desenvolvimento.

Palavras-chaves: aprendizagem, dicas, ginástica rítmica.

[1] Mestranda em Exercício e Esporte/ UFPR
[2] Professor Orientador e Vice Coordenador do Mestrado em Educação Física
 
 
     
 

História Acrobática Aeróbica Artística Geral Rítmica Trampolim Artigos Biblioteca Entidades Hot Links Notícias Onde Praticar Resultados Ginásios Ginasloucos Obstinação Personalidade Supereventos Chat Downloads Fórum Guestbook Newsletter Opinião Anuncie Contato O Site Quem Sou Serviços

 
 
 
 
Resolução mínima de 800x600 IE 5.0
© Copyright Ginásticas.com 2000-2005,
Denis R. Patrocinio