home  
 
home
adicionar ao favoritos
indique esta página
english version soon
Ginásticas
História
Acrobática
Aeróbica
Artística
Geral
Rítmica
Trampolim
Conteúdo
Artigos
Biblioteca
Entidades
Hot Links
Notícias
Onde Praticar
Resultados
Especiais
Ginásios
Ginasloucos
Obstinação
Personalidade
Supereventos
Interação
Chat
Downloads
Fórum
Guestbook
Newsletter
Opinião
Institucional
Anuncie
Contato
O Site
Quem Sou
Serviços

Consultar arquivos

criação e
manutenção
d_e_n_i_x®
     
 
Campeonato Mundial 2002
 
 
 
 

O 36º Campeonato Mundial de Ginástica acontece entre os dias 20 e 24 de novembro de 2002, na cidade de Debrecen na Hungria. O evento que reúne grandes nomes das ginásticas mundialmente contará com oito atletas brasileiros na ginástica artística masculina e feminina. 

Aqui, no 'Ginásticas.com'  você poderá acompanhar dia a dia tudo o que rola neste campeonato. Caso queria enviar alguma notícia sobre este evento, basta escrever para d_e_n_i_x@hotmail.com Espero você por aqui!

Veja as notícias:

26/11/2002

Para sair da sombra

Com o quinto lugar no Mundial, Diego Hypólito quer deixar de ser só o "irmão da Daniele"

LANCE - Ricardo Mota

A paixão pela ginástica está no sangue da família Hypólito. Daniele coleciona títulos e já é conhecida internacionalmente. Agora, quem começa a despontar é o irmão caçula, Diego. Ele desembarcou nesta terça-feira no Rio de Janeiro depois de conquistar, no fim de semana, o quinto lugar no Mundial de Especialistas (modalidade solo), na Hungria.

Ainda rouco por causa da comemoração pela melhor colocação da ginástica brasileira masculina em Mundiais, Diego sabe que a partir de agora deixará de ser apenas o “irmão da Daniele”. Ele não teme novos desafios e acha que sua performance mudará a imagem da ginástica masculina no Brasil.

– Tinha gente que nem sabia que existia ginástica masculina. Agora, existem dois Hypólitos para entrevistar. Mas ainda falta muito para eu atingir o mesmo reconhecimento que a Dani tem – disse o ginasta do Flamengo, irmão também de Edson, ex-atleta e hoje técnico.

Diego começou a se interessar pelo esporte em 1997. No ano seguinte, terminou o campeonato brasileiro com sete medalhas de ouro. Os resultados internacionais começam a aparecer agora. Com 16 anos, o atleta sonha alto e acha que se treinar forte pode trazer uma medalha nas Olimpíadas de Atenas, em 2004:

– É difícil, mas não é impossível. No Mundial nem esperava chegar na final. Agora é trabalhar forte em 2003 para, quem sabe, trazer uma medalha das Olimpíadas.

Com os Hypólitos brilhando, a matriarca da família, dona Geni, não poderia ficar mais feliz. Ela sempre acreditou no sucesso de Diego.

– Fico orgulhosa com o Diego conseguindo brilhar também – disse.

Hoje haverá festa para Diego na Gávea. O atleta será homenageado, às 17h, no salão de festas, juntamente com os demais atletas da delegação brasileira.

Topo da página

23/11/2002

"Estou bem tranqüila para a final"

Daniele Hypólito briga por uma medalha na decisão do Mundial de Especialistas

LANCE! - Lucio Mattos

O furacão Daniele Hypólito estará mais uma vez em ação neste domingo, em Debrecen, na Hungria. A brasileira tenta mais uma medalha para o Brasil, na disputa da final do solo no Mundial de Especialistas. Com a experiência de quem já obteve uma medalha de prata no Campeonato Mundial de 2001, na Bélgica, a Pequena Notável procurou uma maneira diferente de não se estressar com a decisão: arrumar as malas.
– Não vai dar tempo de voltar para o hotel depois da prova, pois vou viajar para a França e tenho que arrumar tudo antes. É bom porque eu esqueço um pouco da competição – disse Daniele Hypólito, ao LANCE!, por telefone.
Daniele explicou que não terá vantagem por ter ficado com a segunda colocação na semifinal disputada sexta-feira. Na maioria das competições internacionais, a posição faria a brasileira ser a penúltima a se apresentar, já sabendo a nota da maior parte das adversárias. Na Hungria, haverá um sorteio antes da prova, que definirá a ordem de entrada. Daniele não considera a americana Samantha Sheehan, primeira colocada na semifinal, a rival a ser batida.
– Ela ter terminado na minha frente não significa nada. Está tudo zerado. O que fizemos até aqui ficou para trás e estamos todas em condições iguais – comentou.
Daniele também fez questão de ressaltar que não entra na final com pressão por uma medalha.
– O que vale é representar bem o meu país e isso vocês podem ter certeza de que farei. Este Mundial está sendo especial para mim, principalmente pelo resultado do meu irmão.
Ricardo Pereira, técnico da Seleção Brasileira Permanente, mostra a confiança de quem acompanhou de perto a preparação de Daniele.
– Sei que ela volta de lá com uma medalha – garantiu.

Topo da página

23/11/2002

Diego Hypólito fica em quinto no Mundial da Hungria

Irmão de Daniele Hypólito conquista o melhor resultado de um braileiro em mundiais

Lancepress!

Diego Hypólito conquistou um resultado inédito para o Brasil no Mundial de Ginástica da Hungria, que está sendo disputado na cidade de Debrecen. Irmão mais novo de Daniele Hypólito, ele ficou em quinto lugar na final dos exercícios de solo, melhor resultado de um ginasta do país em campeonatos mundiais. Antes de Diego, nenhum outro atleta brasileiro tinha sequer disputado a final em qualquer uma das provas da ginástica olímpica.
Diego terminou sua participação com 9.575 pontos. A medalha de ouro ficou com o romeno Marian Dragulescu, que obteve 9.721 pontos. O espanhol Gervasio Deferr ficou em segundo lugar, com 9.700, e o búlgaro Jordan Jovtchev terminou a competição em terceiro, com 9.675. Dragulescu e Jovtchev eram os favoritos para a prova - os dois dividiram a medalha de ouro no Mundial de Ghent, na Bélgica, no ano passado.
Neste domingo, Daniele Hypolito também disputa a final na Hungria. Ela briga pela medalha de ouro nos exercícios de solo.

Topo da página

22/11/2002

Irmãos Hypólito na final do Mundial

Daniele e Diego, os primeiros irmãos a disputarem um mesmo Mundial na história da ginástica olímpica, chegam à decisão na Hungria

Lancepress!
A música tema da série de solo de Daniele Hypólito (Here I am... Like a Hurricane) tem um nome sugestivo e ilustra perfeitamente o que a brasileira tem apresentado no Mundial de Especialistas, que está sendo disputado em Debrecen (HUN). Como um furacão, ela roubou a cena nas semifinais da prova e garantiu sua passagem à final em segundo lugar, atrás da americana Samantha Sheehan. E não é a única Hypólito a brilhar na competição. Em seu primeiro Mundial, o irmão Diego também ficou entre os oito melhores no solo.
Nos últimos três anos, Dani mostrou uma evolução fantástica. Passou do 27 lugar em seu primeiro Mundial, para 20 nas Olimpíadas de Sydney no ano seguinte. Em 2001, conquistou a prata no solo no Mundial de Ghent (BEL), terminando em quarto lugar geral. A outra conquista internacional foi na Copa do Mundo na Alemanha, nesta temporada, na qual foi ouro na trave.
– Quando acabei a série, fiquei muito emocionada. Olhei em volta e as pessoas estavam todas de pé, não paravam de me aplaudir. Foi um dos momentos mais lindos da minha vida! Agora vou me concentrar para tentar conquistar o ouro para o meu país – comemorava, referindo-se à final que será disputada amanhã.
Se Daniele já era cotada para ganhar uma medalha, não era possível imaginar que Diego chegaria a uma semifinal, muito menos a uma decisão. Mas foi o que ele fez, mesmo que tenha confessado à mãe, Geni, por telefone, que sua missão seria muito difícil. Aos 16 anos, o juvenil que busca seu espaço entre os adultos chegou à Hungria com um bronze (individual geral), no Pan-Americano na bagagem. Entra para a história com o primeiro brasileiro a disputar uma final, que será hoje.
– Ele me disse que já seria bom se ficasse em 36, que era muito difícil ir mais longe. Mas foi ganhando confiança. Não sei nem o que dizer. Estou meio boba – diz dona Geni.

Topo da página

22/11/2002

Dona Geni: "Vou ter que pagar muita promessa"

Lancepress!

Dona Geni, mãe de Daniele e Diego Hypólito, fala sobre a vitória dos filhos no Mundial da Hungria

"Foi uma benção de Deus ter meus dois filhos na final de um mesmo Mundial. Já tinha chorado quando soube do resultado da Dani, mas toda a família chorou junta quando soube do Diego. Ninguém esperava que ele fosse se classificar. Ainda é um menino no meio daqueles homens todos. Ele estava todo bobo quando viu o Alexei Nemov (russo, campeão olímpico) indo cumprimentar a Dani. Disse que depois de se classificar foi passar na frente dele (ri). Até agora Diego não consegue acreditar no que aconteceu, mas ainda reclamou que não foi bem no salto sobre o cavalo. A Dani não acreditou quando viu que ele ficou entre os oito. Acho que está mais feliz do que ele. Foi uma agonia esperar pelos resultados. O máximo que posso fazer é rezar. Quando me ligou, Dani mentiu para mim. Fez uma voz estranha e disse que tinha caído. Comecei a consolá-la e ela me deu a notícia. Falei que não importa se vai voltar ou não com medalha. Acho que ela já fez muito pela ginástica brasileira e continua ajudando o esporte a crescer. Se vier, não sei a promessa que vou ter que cumprir (ri). Os dois ainda têm muito a aprender. Isso é só o começo."

Topo da página

22/11/2002

Entre os 16 melhores do mundo

Lancepress!
Os irmãos Hypólito disputaram as semifinais também em outras provas, mas não conseguiram ficar entre os oito. Daniele terminou em 14 lugar no salto sobre o cavalo (9,050). A uzbeque Oxana Chusovitina foi a melhor (9,350).
Na mesma prova, Diego obteve a mesma colocação (9,024). Em 15 lugar ficou o outro brasileiro, Gustavo da Fonte (8,937). O primeiro lugar foi dividido entre o chinês Peng Li Xiao e o polonês Leszek Blanik (9,718).
Quem também brigou mas não conseguiu uma vaga na final foi a jovem Caroline Molinari. Nas paralelas assimétricas ela foi a 14 melhor ginasta (8,525). A russa Svetlana Khorkina obteve a maior média (9,762). Medalha de ouro nas Olimpíadas de Sydney-2000 no aparelho e campeã mundial geral em 1999, Khorkina é a favorita ao ouro.
Daniele Hypólito terá um trunfo ao seu lado na final de amanhã. Como se classificou em segundo lugar no solo, será a penúltima a se apresentar. Terá a vantagem de conhecer as notas de suas adversárias e saber o que terá de fazer para conseguir uma média melhor. Se repetir as boas apresentações, deixará toda a pressão para a americana, que será a última a competir no solo.

Topo da página

22/11/2002

Diego Hypólito também vai à final na Hungria

Assim como a irmã mais velha, Diego se classifica na semifinal do solo

Lancepress!
Assim como a irmã mais velha, Daniele, Diego Hypólito garantiu sua vaga na final do Mundial de Ginástica da Hungria, que está sendo disputado na cidade de Debrecen. O ginasta brasileiro garantiu a oitava e última vaga na semifinal dos exercícios de solo, nesta sexta-feira. O primeiro colocado foi o romeno Marian Dragulescu; o espanhol Gervasio Deferr ficou em segundo e o chinês Wei Yang terminou em terceiro. Diego ainda disputará as semifinais do salto sobre o cavalo nesta sexta-feira, ao lado de outro brasileiro, Gustavo Lobo.
Nesta sexta-feira, antes que Diego entrasse em ação, Daniele Hypólito havia assegurado sua classificação à final nos exercícios de solo, ficando em segundo lugar na semifinal.

Topo da página

22/1/2002

Daniele Hypólito é finalista no Mundial

Ginasta brasileira ficou em segundo lugar nas semifinais dos exercícios de solo na Hungria

Lancepress!
A brasileira Daniele Hypólito, de 19 anos, classificou-se nesta sexta-feira para a final dos exercícios de solo no Mundial da Hungria.
A ginasta obteve um total de 9.450 pontos na semifinal terminando na segunda posição. Em terceiro lugar ficou a espanhola Elena Gómez, com a nota 9.437.
A brasileira não teve a mesma sorte nas semifinais do salto sobre o cavalo. Ela terminou em 14º lugar com 9.050 pontos.
Outra brasileira na competição, Caroline Molinari não conseguiu a classificação para as finais nas barras assimétricas. Ela ficou com o 14º lugar.

Topo da página

21/11/2002

Diego Hypólito e Gustavo da Fonte estão nas semifinais do Mundial

Brasileiros se classificaram no salto sobre o cavalo. Irmão de Daniele também garantiu vaga no solo

Lancepress!

O Brasil terá dois representantes nas semifinais masculinas do Mundial de Especialistas de Ginástica Olímpica, em Debrecen, na Hungria. Nas eliminatórias disputadas nesta quinta-feira, Diego Hypólito, irmão de Daniele, ficou em 11º lugar no solo e em 12º no salto sobre o cavalo garantindo a sua vaga. Além de Diego, o ginasta Gustavo da Fonte também se classificou ao ficar em oitavo no salto sobre o cavalo. Os 16 melhores colocados em cada aparelho passaram às semifinais.

Nesta sexta-feira, Diego e Gustavo se juntam à Daniele Hypólito (solo e salto) e Caroline Molinari (paralelas assimétricas) para brigarem por uma vaga entre os oito ginastas (por aparelho) que vão para a final.

Topo da página

20/11/2002

Camila já pensa no Pré-Olímpico

LANCE!

Aos 19 anos, Camila Comin se divide entre a faculdade de Educação Física e os treinos em Curitiba para tentar disputar sua segunda Olimpíada. Quer usar o Mundial de Especialistas para se preparar para o Pré-Olímpico, marcado para agosto de 2003.

– Pode ser a última oportunidade da nossa geração – observa.

Ao contrário de Daniele Hypólito, Camila optou por se juntar à Seleção Permanente há pouco mais de uma ano. Bancadas, em parte, pela entidade, moram e estudam em Curitiba. Daiane dos Santos e Stefani Salani também fazem parte da equipe.

Topo da página

20/11/2002

Imão de Daniele está na equipe

LANCE!

Este Mundial será sempre lembrado com carinho por Daniele Hypólito. Na Seleção masculina de ginástica olímpica está Diego Hypólito, irmão mais novo da melhor ginasta brasileira. Está será a primeira vez que os dois irmãos viajam juntos para uma competição internacional.

Diego Hypólito teve bons resultados em 2002, entre eles o ouro no solo durante os Jogos da Juventude, em julho.

Animada com a presença do irmão, Daniele promete medalhas na competição.

– Se competir como treinei vou trazer mais medalhas para o Brasil – disse.

Topo da página

20/11/2002

Georgette Vidor: ‘Nós incorporamos movimentos adultos’

LANCE

Georgette Vidor, treinadora de Danielle Hypólito

A principal diferença em relação à série apresentada ano passado está na parte coreográfica. Incorporamos movimentos mais adultos e adotamos uma música mais forte. Esta mudança acompanha o momento que a Dani está vivendo hoje. As acrobacias, por enquanto, continuam as mesmas, mas preparamos uma passada mais difícil, que será executada apenas se ela estiver cem por cento. Por isso, é importante que ela tenha condições de executar estes movimentos, para mostrar que evoluiu.

Topo da página

20/11/2002

Destaque da equipe brasileira, Daniele Hypólito estréia nesta quarta no Mundial de Especialistas, na Hungria, com nova coreografia de solo

LANCE!

Um ano depois de conquistar no Campeonato Mundial a medalha de prata na prova de solo que colocou de vez o Brasil no mapa da ginástica olímpica, Daniele Hypólito embarca para a Hungria mais madura e confiante. A partir desta quarta, ela disputa o Mundial de Especialistas com a tranqüilidade de quem não precisa mais provar a que veio. Está classificada para a Copa do Mundo – competição exclusiva para os oito melhores do ranking da FIG (Federação Internacional de Ginástica) – e vai aproveitar o torneio em Budapeste para mostrar sua nova coreografia de solo. Da série que consagrou a brasileira, restaram alguns movimentos acrobáticos.

– Mudou tudo – avisa a ginasta, que, antes de embarcar, passou alguns dias em Curitiba treinando com a Seleção Permanente.

Há um ano, Daniele se apresentou ao som da música tema do filme "A Múmia". Desta vez, vai brigar pelas finais embalada por uma versão orquestrada do clássico roqueiro "Here I Am ... Like a Hurricane", dos veteranos Scorpions. Preparou também uma seqüência de acrobacias mais difícil, que pode, ou não, ser incorporada à coreografia nova. A decisão vai depender da fase final de treinamentos no Paraná e do primeiro contato com o tablado da Hungria.

Além de Daniele, outras três atletas estarão representando o Brasil: Camila Comin, Daiane dos Santos e Caroline Molinari. Camila foi a segunda titular nas Olimpíadas de Sydney. Daiane disputou as finais do solo no Mundial da Bélgica e Caroline é a caloura do grupo. O quarteto estará competindo até o dia 24. Em seguida, Dani embarca para Frankfurt, na Bélgica, onde será realizada a última etapa da Copa do Mundo. Na primeira, ela faturou o ouro na trave.

Topo da página

20/11/2002

Ricardo Pereira: ‘O Brasil é respeitado no cenário mundial’

LANCE

Ricardo Pereira, treinador da Seleção

Já foi o tempo em que as ginastas brasileiras não eram respeitadas no cenário mundial. Hoje em dia, nossas atletas competem de igual para igual com qualquer adversária. Os resultados do primeiro dia do Mundial de Especialistas provam isso e não me surpreendem. Agora, é esperar o melhor.

Conquistar uma medalha é totalmente possível. O segundo lugar da Daniele Hypólito na prova de solo provou isso. Mas não digo que só ela tem condições de subir ao pódio. A Caroline Molinari e a Camila Comin também têm condições de conquistar medalhas. Mas vai depender muito do estado de espírito delas na hora da prova. Confio no talento delas e espero que façam o melhor possível, porque potencial elas têm.

Topo da página

20/11/2002

Confira a pontuação das classificadas por aparelho

LANCE!

Solo:
1 - Nan Zhang (CHN) - 9387 pontos
2 - Verona van der Leur (HOL) - 9375
3 - Daniele Hypólito (BRA) - 9375
4 - Sabina Cojocar (ROM) - 9362
5 - Elena Gomez (ESP) - 9350
6 - Samantha Sheehan (EUA) - 9312
7 - Mihaela Ban (ROM) - 9300
8 - Terin Humphrey (EUA) - 9237
9 - Elena Zamolodchika (RUS) - 9137
10 - Oxana Chusovitina (UZB)- 9137
11 - Suzanne Harmes (HOL) - 9050
12 - Natalia Zigashina (RUS) - 9025
13 - Ashley Peckett (CAN) - 8950
14 - Brenda Magana (MEX) - 8912
15 - Renata Kiss (HUN) - 8900
16 - Nikolina Tankousheva (BUL) - 8887

Salto sobre o cavalo:
1 - Natalia Ziganshina (RUS) - 9387 pontos
2 - Ashley Postell (EUA) - 9268
3 - Sabina Cojocar (ROM) - 9268
4 - Oxana Chusovitina (UZB) - 9212
5 - Elena Zamolodchikova (RUS) - 9206
6 - Alona Kvasha (UKR) - 9187
7 - Verona van der Leur (HOL) - 9181
8 - Andrea Petrovschi (ROM) - 9174
9 - Terin Humphrey (EUA) - 9162
10 - Jana Komrskova (CZE) - 9162
11 - Daniele Hypólito (BRA) - 9137
12 - Monica Bergamelli (ITA) - 9131
13 - Joanna Skowronska (POL) - 9100
14 - Brenda Magana (MEX) - 9081
15 - Gabriella Wammes (HOL) - 9081
16 - Nikolina Tankousheva (BUL) - 9043

Paralelas Assimétricas:
1 - Svetlana Khorkina (RUS) - 9737 pontos
2 - Courtney Kupets (EUA) - 9575
3 - Lioudmila Eyova (RUS) - 9575
4 - I. Petrovschi (ROM) - 9412
5 - Tatiana Zharonova (BLR) - 9400
6 - Irina Yarotska (UCR) - 9387
7 - Nan Zhang (CHI) - 9375
8 - Elizabeth Tweddle (GBR) - 9287
9 - Renata Kiss (HUN) - 9275
10 - Laura van Leeuwen (HOL) - 9275
11 - Caroline Molinari (BRA) - 9162
12 - Jana Komrskova (RTC) - 9062
13 - Verona van den Leur (HOL) - 9050
14 - Amelie Plante (CAN) - 8975
15 - Monica Bergamelli (ITA) - 8687
16 - Stefany Zaroug (ISR) - 8625

Trave:
1 - Nan Zhang (CHN) - 9625 pontos
2 - Lioudmila Eyova (RUS) - 9562
3 - Andrea Raducan (ROM) - 9312
4 - Ashley Postell (EUA) - 9287
5 - Llaria Colombo (ITA) - 9200
6 - Elena Gomez (ESP) - 9100
7 - Mikaela Ban (ROM) - 9087
8 - Irina Yarotska (UCR) - 9062
9 - Tatiana Zharanova (BLR) - 9000
10 - Oxana Chusovitina (UZB) - 8862
11 - Evguenia Kuznetsova (BUL) - 8762
12 - Daria Bijak (ALE) - 8662
13 - Tatiana Yarosh (UCR) - 8637
14 - Vasiliki Millousi (GRE) - 8637
15 - Svetlana Khorkina (RUS) - 8625
16 - Verona van der Leur (HOL) - 8550

Topo da página

20/11/2002

Daniele Hypólito e Caroline Molinari se classificam para a semifinal na Hungria

LANCE!

A ginástica brasileira foi bem no primeiro dia de disputas do Mundial de Especialistas, que acontece em Debrecen, na Hungria. Daniele Hypólito (solo e salto) e Caroline Molinari (paralelas assimétricas) estão entre as 16 classificadas para as semifinais, que acontecem nesta sexta e sábado. As oito melhores disputam a final no domingo. A baixa da equipe foi Daiane dos Santos, que, lesionada, está fora do Mundial.

Daniele Hypólito conquistou o segundo lugar no solo com uma nova série, embalada pela música “Here I am ... Like a Hurricane”, da banda alemã Scorpions. A ginasta já esperava a classificação nesta prova, mas diz que ficou surpresa com seu desempenho no salto e na trave.

– Tinha confiança que passaria à semifinal no solo, mas no salto não esperava. Nossa mesa de salto no Flamengo é antiga. Mas consegui atravessar a primeira etapa da competição com sucesso – disse Daniele.

Na trave, Daniele Hypólito não executou um dos elementos da série e ficou fora da semifinal. Nas barras assimétricas, a novata Carolina Molinari garantiu a classificação ficando em 11º.

Topo da página

20/11/2002

Detalhes do Mundial de Especialistas

LANCE!

Como é: O torneio que começa nesta quarta, na Hungria, é disputado por aparelhos. Os ginastas se apresentam apenas em sua especialidade e não acumulam pontos para o individual geral. Cada país pode inscrever até dois representantes em cada especialidade.

Diferença: Nas Olimpíadas e no Mundial de Ginástica, os ginastas participam de duas competições distintas, dentro do mesmo evento. Primeiro, decidem os títulos por equipes e no individual geral – os "exercícios combinados". Esta etapa classifica os melhores em cada modalidade para o dia seguinte, quando são conhecidos os "especialistas" em cada aparelho.

Quem vai: Cada país tem um sistema próprio para indicar seus titulares. No Brasil, o Campeonato Nacional serviu como seletiva. A equipe que vai à Hungria será formada em sua maioria por meninas: Daniele Hypólito (solo, trave e salto), Daiane dos Santos (solo e salto), Camila Comin (salto, trave e paralelas assimétricas) e a ex-juvenil Caroline Molinari (paralelas assimétricas). Diego Hypólito, irmão mais novo de Daniele, é o único homem.

As modalidades: Mulheres competem na trave, no solo, no salto e nas barras assimétricas. Já os homens disputam as modalidades de solo, o salto, as argolas, as barras paralelas, a barra fixa e o cavalo com alças.

17/11/2002

Daiane dribla a dor e vai ao Mundial

Cristina Lac (cristina.lac@zerohora.com.br) - Jornal Zero Hora

A gaúcha, dona de uma incrível capacidade de resistência, viajou para a Hungria com uma fratura por estresse

Se conseguir realizar sua série no solo sem erros, a ginasta é forte candidata à medalha. Os ginastas, por se arriscarem sem medo em complicadas acrobacias, em geral têm a virtude da coragem. A gaúcha Daiane dos Santos, 19 anos, chega ao extremo. A ginasta é tão determinada e resistente que é capaz de esquecer a dor por mais que ela grite. E é sofrendo de uma fratura por estresse na tíbia que deve entrar no ginásio de Debrecen, na Hungria, na próxima quarta-feira, primeiro dia do Mundial por Aparelhos, para trilhar o caminho de mais uma medalha.

A lesão foi detectada há três semanas, quando Daiane finalmente se rendeu à dor. Esteve em repouso ativo, com treinos mais leves e foi liberada pelos médicos para viajar. Se a lesão, que vem sendo controlada, se agravar, a gaúcha corre risco de não competir no Mundial. Está escalada para o solo e, talvez, também no salto sobre o cavalo, suas especialidades.

– Se ela conseguir realizar a série na Hungria, já será uma medalhista – avisa a técnica Adriana Alves, do Grêmio Náutico União, que, mesmo à distância, acompanha a ginasta que forjou.

Há cinco meses, Daiane, que permanece vinculada ao União, transferiu-se para Curitiba (PR) para juntar-se à seleção brasileira permanente. A gaúcha é uma das preferidas do ucraniano Oleg Ostapenko. Faz, obediente, tudo o que o técnico contratado até a Olimpíada de Atenas/2004 mandar. E mais: suporta calada repetir exercícios, saltos e piruetas mesmo com dor. Tanto que, antes de pegar o avião, na última quinta-feira, nem deu importância às dores:

– Me sinto bem para competir e estou no peso certo – disse a gaúcha, que está com 40 quilos, o ideal para seu 1m45cm de altura.

A nova lesão, que se revelou justamente quando a ginasta se livrou dos resquícios da última, se deve em parte ao azar, pois Daiane é muito forte. Mas pode ser compensatória, como acredita a técnica, já que se localiza na canela direita e, a contusão anterior, no joelho esquerdo.

No final de 2001, ela retornou do Mundial da Bélgica com a inédita quinta colocação no solo e com uma ruptura parcial do tendão patelar. Operada em fevereiro, acabou tendo comprometido o ano de 2002. Só voltou a ter êxito na etapa francesa da Copa do Mundo, em outubro, obtendo o quarto lugar no solo. Perdeu o bronze por apenas 0,037, mas recebeu a chuva de aplausos que costuma arrancar das platéias internacionais. Se depender da coragem de Daiane, o ovação se repetirá na Hungria.


Gaúcho no cavalo

Além de Daiane dos Santos, o Rio Grande do Sul terá mais um ginasta no Mundial por Aparelhos da Hungria, entre os próximos dias 20 e 24, em Debrecen. Mosiah Rodrigues, 21 anos, também do União, competirá no cavalo com alças e na barra fixa, com chances também de atuar nas paralelas simétricas.

Ao contrário da seleção permanente feminina, concentrada na Universidade do Esporte, em Curitiba (PR), a masculina terá uma sede para sua seleção permanente a partir de 2003, em Brasília (DF), no clube Setor Leste. O técnico ucraniano Vyacheslav “Slav” Azimov chegou no início do ano e passou cerca de dois meses nos clubes dos ginastas da seleção. A partir do ano que vem, ficará fixo em Brasília, onde Mosiah passou o último mês, só pensando no Mundial. Neste ano, Mosiah, o melhor ginasta da seleção, ganhou a medalha de prata no individual geral (a média de todos os aparelhos) e o ouro no cavalo dos Jogos Sul-Americanos do Brasil, em agosto.

O Brasil na Hungria
Feminino
• Daiane dos Santos (União/RS)
• Daniele Hypólito (Flamengo/RJ)
• Camila Comin (Universidade do Esporte/PR)
• Caroline Molinari (Universidade do Esporte/PR)
Masculino
• Mosiah Rodrigues (União/RS)
• Diego Hypólito (Flamengo/RJ)
• Gustavo Lobo (Santos/SP)
• Victor Rosa (Flamengo/RJ)

Fonte: Fórum Gym Mania

Topo da página

17/11/2002

Participantes do Campeonato Mundial de Ginástica Artística

Confira a lista de participantes do Campeonato:

1 ALG AIT SAADA Fateh 24.10.1978 Male
2 ALG YAH OUIA Noureddine 19.12.1977 Male
3 ALG FERDJANI Sid Ali 01.11.1976 Male
4 ARG CARNEVALE Celeste Andrea 25.08.1985 Female
5 AUS MAMIN Pavel 09.07.1971 Male
6 AUS RIZZO Philippe 09.02.1981 Male
7 AUS SLATER Allana 03.04.1984 Female
8 AUT BALDAUF Marco 12.11.1979 Male
9 AUT ZIMMERMANN Thomas 10.11.1972 Male
10 AUT GRATT Tanja 13.12.1986 Female
11 BEL CALUWAERTS Maarten 21.01.1983 Male
12 BEL COUCKHUYT Gunther 16.12.1981 Male
13 BEL PAUQUET Arnaud 11.04.1981 Male
14 BEL RISSELIN Aude 19.05.1986 Female
15 BEL DEBRAS Caroline 12.05.1978 Female
16 BLR VALINCHUK Vitaly 30.11.1979 Male
17 BLR IVANKOV Ivan 10.04.1975 Male
18 BLR SAVENKOV Denis 17.09.1983 Male
19 BLR SINKEVICH Alexei 10.06.1977 Male
20 BLR TARASENKA Yulia 14.04.1985 Female
21 BLR ZHARANOVA Tatiana 24.07.1980 Female
22 BOL PEDRAZA AÑEZ Jorge Alberto 08.11.1973 Male
23 BRA HYPÓLITO Diego Matias 19.06.1986 Male
24 BRA ROSA Victor Cardoso 11.08.1986 Male
25 BRA RODRIGUES Mosiah 31.08.1981 Male
26 BRA NOGUEIRA Danilo Eduardo 26.07.1983 Male
27 BRA HYPÓLITO Daniele Matias 08.09.1984 Female
28 BRA COMIN Camila 31.03.1983 Female
29 BRA MOLINARI Caroline 13.10.1986 Female
30 BRA DOS SANTOS Daiane Garcia 10.02.1983 Female

31 BUL JOVTCHEV Jordan 24.02.1973 Male
32 BUL STEFANOV Radoslav 05.01.1980 Male
33 BUL GIZDOV Kiril 13.01.1983 Male
34 BUL STEFANOV Mladen 15.09.1977 Male
35 BUL KUZNETSOVA Evguenia 18.12.1980 Female
36 BUL TANKOUSHEVA Nikolina 05.02.1986 Female
37 CAN COVEY Brett 10.09.1981 Male
38 CAN JELTKOV Alexander 25.02.1978 Male
39 CAN SHEWFELT Kyle 06.05.1982 Male
40 CAN KIKUCHI David 27.12.1979 Male
41 CAN PECKETT Ashley 23.05.1984 Female
42 CAN PLANTE Amelie 22.09.1983 Female
43 CHN LI Xiao-Peng 27.07.1981 Male
44 CHN HUANG Xu 04.02.1979 Male
45 CHN YANG Wei 08.02.1980 Male
46 CHN XIAO Qin 01.01.1985 Male
47 CHN TENG Haibin 02.01.1985 Male
48 CHN LIANG Fuliang 04.01.1983 Male
49 CHN KANG Xin 23.04.1986 Female
50 CHN ZHANG Nan 30.04.1986 Female
51 CMR LONG MBEPE Maxime 10.12.1973 Male
52 CMR NGAME Marcel Guy 04.08.1984 Male
53 CMR NGAE EKORONG Patrick Serge 05.07.1980 Male
54 COL QUINTERO PÉREZ Giovanni Jesús 18.08.1986 Male
55 COL BROCHERO GARY James 12.04.1985 Male
56 COL GIRALDO LÓPEZ Jorge Hugo 05.09.1979 Male
57 COL BLANCO ROMERO Leydy Viviana 01.08.1984 Female
58 COL VÉLEZ ALZATE Bibiana Maria 07.06.1983 Female
59 CRO UDE Filip 03.06.1986 Male
60 CRO SOLAR Sasa 24.03.1976 Male
61 CRO MARKOVIC Tomislav 31.01.1986 Male
62 CRO SELIGMAN Robert 01.05.1986 Male
63 CRO MARCEK Kris 06.12.1981 Male
64 CYP GIORGALLAS Herodotos 14.12.1977 Male
65 CYP KOUSIOS Andreas 20.03.1973 Male
66 CZE KONECNY Martin 06.08.1984 Male
67 CZE VYORAL David 11.10.1981 Male
68 CZE NOVOTNY Vladimir 29.11.1983 Male
69 CZE KOMRSKOVA Jana 06.05.1983 Female
70 DEN FARDAN Kasper 14.05.1974 Male
71 DEN CHRISTENSEN Thomas 11.05.1980 Male
72 DEN LODAHL Tue 26.05.1978 Male
73 EGY SEROUR Mohamed Sayed Mohamed 18.01.1986 Male
74 EGY ABDELRAOUF Ali 23.01.1978 Male
75 EGY EL DARINY Walid Said Abdalla 16.04.1977 Male
76 ESP CANO Victor 10.02.1978 Male
77 ESP BARRENECHEA Alejandro 30.03.1976 Male
78 ESP DEFERR Gervasio 07.11.1980 Male
79 ESP VIVO Andreu 03.02.1978 Male
80 ESP COFINO Saul 12.07.1978 Male
81 ESP MARTINEZ Rafael 10.12.1983 Male
82 ESP GOMEZ Elena 14.11.1985 Female
83 FIN AALTO Sami 11.11.1980 Male
84 FIN TORKELL Olli 11.09.1978 Male
85 FIN SIMOLA Janne 29.08.1984 Male
86 FIN HARJU Jarkko 07.10.1975 Male
87 FIN TANSKANEN Jani 28.11.1975 Male
88 FIN MONKKONEN Jari 10.05.1974 Male
89 FIN PALMU Jaana 11.11.1985 Female
90 FIN TAAVITSAINEN Tiina 19.12.1985 Female
91 FIN ALMENOSKA Annukka 09.12.1985 Female
92 FIN SKYTTA Maria 06.06.1985 Female
93 FRA RUFFIER François 07.03.1980 Male
94 FRA CUCHERAT Yann 02.10.1979 Male
95 FRA GUILLE Cédric 06.05.1978 Male
96 FRA KARBANENKO Dimitri 19.07.1973 Male
97 FRA CARANOBE Benoit 12.06.1980 Male
98 FRA CASIMIR Eric 20.02.1977 Male
99 GBR FREEMAN Mark 06.05.1984 Male
100 GBR GERRARD Darren 31.03.1979 Male
101 GBR COLLIE Barry 01.10.1979 Male
102 GBR JACKSON Kanukai 15.02.1978 Male
103 GBR WILLIS Nicola 13.03.1985 Female
104 GBR OWEN Rebecca 16.08.1986 Female
105 GBR TWEDDLE Elizabeth 01.04.1985 Female
106 GEO TVAURI Alexander 13.06.1977 Male
107 GEO GIORGADZE Ilia 12.01.1978 Male
108 GER KWIATKOWSKI Sven 14.04.1977 Male
109 GER BERCZES Christian 21.01.1981 Male
110 GER NEUBERT Tom 29.03.1980 Male
111 GER PFEIFER Sergei 20.02.1977 Male
112 GER ZIESMER Ronny 26.07.1979 Male
113 GER NONIN Dimitri 05.04.1979 Male
114 GER BRUEGGEMANN Lisa 29.12.1984 Female
115 GER BIJAK Daria 12.11.1985 Female
116 GER MUSIK Yvonne 21.12.1985 Female
117 GER ABEL Katja 08.04.1983 Female
118 GRE LYMPANOVNOS Christos 15.01.1984 Male
119 GRE MARAS Vlasios 31.03.1983 Male
120 GRE BARMPAKIS Konstantinos 21.06.1983 Male
121 GRE TSOLAKIDIS Vasileios 09.09.1979 Male
122 GRE TZAVARAS Leonidas 08.11.1980 Male
123 GRE KASTRITSI Dimitra 20.12.1984 Female
124 GRE MILLOUSI Vasiliki 04.05.1984 Female
125 HUN LORIK Attila 19.01.1974 Male
126 HUN CSOLLANY Szilveszter 13.04.1970 Male
127 HUN GAL Robert 30.03.1979 Male
128 HUN FEKETE Levente 27.08.1980 Male
129 HUN DETROI Zoltan 24.08.1977 Male
130 HUN BERKI Krisztian 18.03.1985 Male
131 HUN STRIFLER Angela 29.05.1985 Female
132 HUN KISS Renata 02.09.1986 Female
133 HUN SZARKA Krisztina 25.06.1986 Female
134 HUN ONODI Gabriella 02.11.1982 Female
135 ISL ALEXANDERSSON Runar 28.03.1977 Male
136 ISR KHAMUDIS Alexander 02.09.1981 Male
137 ISR GOFMAN Pavel 26.11.1979 Male
138 ISR GHOLUB Eduard 12.03.1982 Male
139 ISR MORALI Michal 18.08.1984 Female
140 ISR ZAROUG Stefany 11.08.1986 Female
141 ITA COPPOLINO Andrea 19.08.1979 Male
142 ITA CASSINA Igor 15.08.1977 Male
143 ITA ANGIOLETTI Matteo 08.11.1980 Male
144 ITA POZZO Enrico 12.02.1981 Male
145 ITA MORANDI Matteo 08.10.1981 Male
146 ITA BUSNARI Alberto 04.10.1978 Male
147 ITA COLOMBO Ilaria 29.01.1986 Female
148 ITA GARGANO Maria Teresa 23.11.1986 Female
149 ITA BERGAMELLI Monica 24.05.1984 Female
150 JPN TOMITA Hiroyuki 21.11.1980 Male
151 JPN OGAWA Yasuhiro 12.01.1978 Male
152 JPN TSUKAHARA Naoya 25.06.1977 Male
153 JPN KASHIMA Takehiro 16.07.1980 Male
154 JPN YAMADA Tatsuya 06.03.1976 Male
155 JPN YONEDA Isao 20.08.1977 Male
156 JPN SAHARA Ayaka 28.10.1985 Female
157 JPN MIZOGUCHI Erika 02.05.1985 Female
158 JPN MANABE Aya 12.10.1983 Female
159 JPN OSHIMA Kyoko 05.08.1986 Female
160 KAZ YERIMBETOV Yernar 15.02.1980 Male
161 KAZ KURBANBAYEV Timur 01.12.1977 Male
162 KAZ GORBACHEV Stepan 02.10.1983 Male
163 KAZ MYACHIN Ilya 27.01.1983 Male
164 KAZ SEMENYUK Alexander 15.10.1982 Male
165 KOR YUN Sang Ky 08.04.1980 Male
166 KOR YANG Tae-Young 08.07.1980 Male
167 KOR KIM Dong-Hwa 21.03.1976 Male
168 KOR YANG Tae Seok 04.05.1982 Male
169 KOR SHIN Hyung-Ook 28.05.1981 Male
170 KOR YOU Won-Kil 23.08.1974 Male
171 KOR PARK Jung Hye 18.09.1986 Female
172 KOR PARK Kyung Ah 21.07.1986 Female
173 KOR JIN Dal Lae 31.12.1986 Female
174 KOR CHOI Mi-Sun 30.03.1980 Female
175 LAT VIHROVS Igors 06.06.1978 Male
176 LAT REVELINSH Erik 08.04.1980 Male
177 LAT ZBICKIS Denis 24.03.1980 Male
178 LAT SHARKO Viktors 15.07.1981 Male
179 LAT SAPRONENKO Evgeni 11.11.1978 Male
180 LAT GORBUNOVS Ivan 07.07.1981 Male
181 MAS NG Shu Wai 27.05.1985 Male
182 MAS LOKE Yik-Siang 19.01.1981 Male
183 MEX LOPEZ Francisco 23.05.1973 Male
184 MEX MAGANA Brenda 27.07.1977 Female
185 NED VAN LEEUWEN Laura 22.04.1986 Female
186 NED HARMES Suzanne 10.01.1986 Female
187 NED ENDEL Renske 13.07.1983 Female
188 NED VAN DER LEUR Verona 27.12.1985 Female
189 NOR JANSEN Espen 13.12.1968 Male
190 POL BLANIK Leszek 01.03.1977 Male
191 POL SKIBKO Joanna 20.04.1986 Female
192 POL SKOWRONSKA Joanna 01.08.1982 Female
193 POR CAMPOS Manuel 12.07.1981 Male
194 POR BEZUGO Filipe 10.11.1980 Male
195 PUR COLON Juan Carlos 06.01.1976 Male
196 PUR LIZARDI Diego 09.10.1975 Male
197 ROM SUCIU Ioan Silviu 24.11.1977 Male
198 ROM DRAGULESCU Marian 18.12.1980 Male
199 ROM URZICA Marius Daniel 30.09.1975 Male
200 ROM COJOCAR Sabina Corolina 23.10.1985 Female
201 ROM BAN Oana Mihaela 11.01.1986 Female
202 ROM RADUCAN Andreea Madalina 30.09.1983 Female
203 ROM PETROVSCHI Ioana Andreea 05.02.1986 Female
204 RSA BREZEANU Cristian 05.02.1971 Male
205 RSA MYHILL Athol 12.09.1973 Male
206 RSA WITBOOT Julian Carolus 24.08.1985 Male
207 RSA SCHULTZ Tamaryn 23.04.1985 Female
208 RSA LABUSCHAGNE Zandre 08.07.1986 Female
209 RSA GOLDING Kelly 06.05.1986 Female
210 RSA BOTHA Urshula 04.07.1984 Female
211 RUS NEMOV Alexei 28.05.1976 Male
212 RUS KRIOUKOV Nikolai 11.11.1978 Male
213 RUS KRYLOV Evgueni 18.09.1977 Male
214 RUS GOLOTSUTSKOV Anton 28.07.1985 Male
215 RUS PODGORNI Evgueni 09.07.1977 Male
216 RUS BONDARENKO Alexei 23.08.1978 Male
217 RUS ZIGANSHINA Natalia 24.12.1985 Female
218 RUS KHORKINA Svetlana 19.01.1979 Female
219 RUS ZAMOLODCHIKOVA Elena 19.09.1982 Female
220 RUS EYOVA Lioudmila 04.03.1982 Female
221 SLO BERTONCELJ Saso 16.07.1984 Male
222 SLO DIMIC Alen 10.03.1984 Male
223 SLO PEGAN Aljaz 02.06.1974 Male
224 SLO PETKOVSEK Mitja 06.02.1977 Male
225 SLO HRIBAR Maja 21.06.1986 Female
226 SRI ASELA Eranga 12.05.1982 Male
227 SRI EKANAYAKE Sameera 06.04.1980 Male
228 SRI ASNAGA Wiraj 04.10.1977 Male
229 SRI NADEERA Eranda 12.05.1982 Male
230 SRI PRIYANJITH Thushara 05.03.1977 Male
231 SRI MADURANGA Sadun 17.04.1986 Male
232 SRI WIJERATHNA Danushka 05.03.1982 Female
233 SRI MADIVILA Maduka 21.02.1984 Female
234 SRI UPENDRA Chalani 14.10.1986 Female
235 SRI BUDDIKA Madushani 16.06.1986 Female
236 SUI DOMINGUEZ Patrick 12.03.1984 Male
237 SUI DAEPPEN Dominik 09.05.1980 Male
238 SUI RAMSEIER Mark 04.01.1984 Male
239 SUI SAGER Roger 11.06.1981 Male
240 SUI BOESCHENSTEIN Niki 12.02.1985 Male
241 SUI SCHWEIZER Roman 08.11.1977 Male
242 SVK BENKO Alexander 13.02.1984 Male
243 SVK PETROVIC Jan 19.06.1980 Male
244 SVK PIASECKY Samuel 31.10.1984 Male
245 SWE HJORTH Michael 04.07.1978 Male
246 SWE BOSTROM Jimmy 08.02.1982 Male
247 SWE PETTERSSON Anders 01.11.1979 Male
248 SWE BOHMAN Karolina 11.07.1984 Female
249 TPE CHENG Feng Yi 21.11.1978 Male
250 TPE LIN Jung-Hsi 26.03.1979 Male
251 TPE LEE I-Paz 12.06.1979 Male
252 TPE HUANG Che Kwei 15.11.1981 Male
253 TPE LAI Kuo Chieng 03.08.1978 Male
254 TPE TANG Chia-Lin 17.10.1980 Male
255 TPE CHIANG Pi-Hsuan 25.01.1983 Female
256 TPE TSAI Min Hsiu 20.09.1983 Female
257 TPE WU Ling-Yi 18.04.1985 Female
258 TPE CHIOU Yie-Tyng 10.08.1985 Female
259 TUN BOUALLEGUE Wajdi 09.02.1982 Male
260 TUR SAMILOGLU Umit 29.09.1980 Male
261 TUR BULUT Ibrahim 29.01.1980 Male
262 TUR CELEN Suat 01.02.1978 Male
263 TUR COSKUN Haluk 22.07.1982 Male
264 UKR ZOZULIA Roman 22.06.1979 Male
265 UKR VIALTSEV Sergei 21.07.1978 Male
266 UKR MYEZYNTSEV Ruslan 24.06.1981 Male
267 UKR GONCHAROV Valeri 19.09.1977 Male
268 UKR MYKHAYLYCHENKO Andriy 11.08.1981 Male
269 UKR BURYAK Maksym 08.02.1981 Male
270 UKR YAROSH Tatiana 01.09.1984 Female
271 UKR KVASHA Alona 05.11.1984 Female
272 UKR SIROBABA Natalia 26.09.1985 Female
273 UKR YAROTSKA Irina 29.08.1985 Female
274 USA JOHNSON Jeffrey 25.07.1975 Male
275 USA HAMM Morgan 24.09.1982 Male
276 USA TOWNSEND Sean 20.01.1979 Male
277 USA McCLURE Brett 19.02.1981 Male
278 USA HAMM Paul 24.09.1982 Male
279 USA HUMPHREY Terin 14.08.1986 Female
280 USA KUPETS Courtney 26.07.1986 Female
281 USA POSTELL Ashley 09.06.1986 Female
282 USA SHEEHAN Samantha 20.05.1986 Female
283 UZB FOKIN Anton 13.11.1982 Male
284 UZB MARKELOV Andrei 02.10.1979 Male
285 UZB GORDEEVA Alexandra 14.09.1980 Female
286 UZB CHUSOVITINA Oxana 19.06.1975 Female
287 VEN FUENTES Jose Luis 02.03.1985 Male

Fonte: Fórum Gym Mania

Topo da página

 
 
 
     
   
 
 
 
Resolução mínima de 800x600 IE 5.0
© Copyright Ginásticas.com 2000-2003,
Denis R. Patrocinio