home  
 
home
adicionar ao favoritos
indique esta página
english version soon
Ginásticas
História
Acrobática
Aeróbica
Artística
Geral
Rítmica
Trampolim
Conteúdo
Artigos
Biblioteca
Entidades
Hot Links
Notícias
Onde Praticar
Resultados
Especiais
Ginásios
Ginasloucos
Obstinação
Personalidade
Supereventos
Interação
Chat
Downloads
Fórum
Guestbook
Newsletter
Opinião
Institucional
Anuncie
Contato
O Site
Quem Sou
Serviços

Consultar arquivos

criação e
manutenção
d_e_n_i_x®
     
 
Personalidade
 
 
 
 

Personalidade 06 - Alexei Nemov

Alexei NemovAlexei Nemov nasceu em 28 de maio de 1976 em Barashevo, na região da Mordovia. Ele mora em Nakhabino e tem um apartamento em Togliatti próximo a Moscou, na Rússia. Ele transformou-se classicamente em um ginasta, apesar das circuntâncias. Quando criança, Alexei queria jogar hockey ou futebol, mas sua mãe achou que a ginástica artística seria melhor para seu filho. E foi. Alexei cresceu sem seu pai e por isso, sempre foi muito apegado à mãe. E ela, sempre sentia muito a falta de Alexei, quando ele estava em treinamento ou em uma competição.

Seu técnico Evgeniy Nikolko relembra: "pouquíssimas coisas aconteceram puramente por sorte na vida do pequeno Lyosha Nemov. Os técnicos facilmente poderiam tê-lo negligenciado. Mas agora quando eu olho para trás, e me enxergo nesta corrente de coincidências, penso mais e mais: "aquele garoto era destinado a ser um ginasta!". Quando Lyosha tinha somente 4 anos e meio de idade, sua mãe trouxe-o ao clube de ginástica, mas ele era muito novo ainda. Então sugerimos que o menino deveria esperar um pouco. Nemov poderia ter feito teste para qualquer outro esporte, como o hockey de gelo, já que Togliatti tem uma tradição forte no hockey. 

Um ano e meio mais tarde e a técnica e coreógrafa Irina Shestakova estava procurando por crianças para seu grupo de ginástica artística. Ela visitou alguns pré-escolares e olhou crianças. E escolheu aquele mesmo Lyosha Nemov, que se transformou num de seus alunos. Shestakova treinou-o por aproximadamente nove meses, mas como ela estava grávida, precisou se afastar. O garoto então fez um teste para subir de nível com um técnico diferente: Pavel Denisov; que o treinou por mais um ano. Porém nesse tempo, Denisov teve outros dois grupos de crianças. Ele então decidiu que treinaria apenas o grupo mais forte, e deixou o outro grupo para Musaev. Nos relatórios sobre os resultados de cada aluno e suas características pessoais, constam sobre Nemov: "Escola: satisfatório. Fisicamente fraco. Coordenação muito boa. 'Lutador'. Audacioso. Bons progrerssos na ginástica". Certamente Lyosha era fisicamente despreparado, mas num trampolim, chegava ao alto muito fácil. Era extremamente ágil. Era impossível ensinar-lhes as habilidades... elas estavam em seu sangue".

Alexei faz parte do grupo de ginastas que treinam no Round Lake. Com um treinamento extremamente intensivo, como só os russos sabem fazer. "Isso só se encontra aqui", diz. "Aqui acredita-se que se você quiser resultados, deve-se se entregar inteiramente à ginástica. Você não pode se distrair com nada. É difícil estar no Round Lake... aqui é treino, treino e mais treino."

"Os ginastas estrangeiros fazem isso diferentemente. Eles vivem em casa, e treinam ao menos duas vezes por dia. Têm seu próprio sistema e também trabalham duramente."

- Então você não acha que se tivesse um sistema diferente de treinamento, conseguiriam resultados ainda assim?

Alexei - Resultados sim. Mas não seríamos os líderes em ginástica artística.

O técnico de Nemov, Evgeniy, recorda: "Nós começamos a trabalhar com o Lyosha muito intensivametne. Sua escola começava às 13:00h e toda a manhã ele vinha ao ginásio. depois do treino, ia para escola. às 19:00h ele tinha seu segundo treino. Logo depois ia fazer sua lição de casa, e mais à noite, vinha novamente treinar por aproximadamente 40 minutos seu trampolim. Lyosha morava próximo ao ginásio, e sempre gostou de estar na ginástica. Era muito ativo, vívido e muito receoso que eu o tirasse da equipe. Cada vez que eu ameacei fazer isso, estourava em choro. Lyosha aderiu à ginástica. Isso, mesmo sendo sensível. Nemov se ofendia facilmente. No entanto se firmou como líder. Fez teste para o posto de líder na equipe nacional e é respeitado por seus colegas, não somente por suas realizações no esporte. Sim, é 'meio esquentado'. E ocasionalmente discutiu mesmo comigo na ginástica. Mas eu entendo de onde vem essa raiva... cansaço, excesso de treinamento, lesões. Quando acontece, finjo não ouvir. Eu entendo que as necessidades do garoto é de simplesmente aliviar a pressão emocional.  Às vezes eu mesmo falo: "Lyosha, coloque para fora que você se sentirá melhor."

Atlanta, 1996, não foi sua primeira grande competição, mas foi certamente a que o tornou conhecido como um dos melhores ginastas do mundo. Durante Atlanta, seu olhar calmo e tranqüilo, garantiu-lhe milhões de fãs em todo o mundo - leia-se meninas fãs! E algumas pessoas também gostaram de sua ginástica! (risos!). Desde que Alexei se fez presente nas competições, muita coisa mudou. Suas rotinas de solo ou de cavalo com alças certamente possuem os famosos flairs, e suas comemorações no pódio... bem... Alexei é certamente muito irreverente em suas comemorações. Fica fazendo poses no pódio, joga flores para o público.. enfim. Está bem longe daquele 'tímido' Alexei das Olimpíadas de Atlanta.

Quando Alexei era mais jovem, seus ídolos eram Dimitri Bolizerchev e Nikolai Andrianov. Seu aparelho favorito é o solo. E o que ele menos gosta, são as argolas. Nemov tem uma grande coleção de medalhas. Dentre elas, figuram as medalhas dos campeonatos mundial, europeu e jogos olímpicos em todos os aparelhos. Em 1993, com apenas 16 anos, ele já competia na categoria sênior do campeonato mundial de Birminghmam. Nessa época já surpreendia pela sua perfomance. Em 1994, ele venceu os Jogos de Goodwill, e mal sabia ele que bastariam mais 6 anos para conquistar seu maior título na ginástica artística. Ganhou a medalha de prata em Atlanta 1996 e naturalmente, um ouro memorável em Sydney 2000. 

Alexei que já namorou com a estrela da ginástica rítmica Yelena Vitrichenko, casou-se em junho de 2000 com Galina, sua nova esposa. Quando se casaram, Galina já estava grávida de seis meses. O então primeiro filho de Alexei nasceu durante os jogos olímpicos de Sydney. Alexei foi a esta competição com uma missão: "Eu quero levar um chocalho dourado para casa". Pouco antes dos jogos iniciarem, enquanto Alexei treinava em Adelaide, Galina teve o bebê que também recebeu o nome de Alexei. Com um visual totalmente novo, e com um filho que o fez tão orgulhoso, Alexei foi a Sydney mais determinado do que nunca. Durante o All Around, ele permaneceu extremamente concentrado, calmo. Nada de poses e beijos a todos como se via em outras competições. Era um Nemov mais maduro. Isso, é claro, só até o final... quando tudo foi confirmado, o mundo pôde ver o velho e irreverente Alexei novamente.

- E sua esposa Nemov? O que você tem a dizer sobre ela?

Alexei - Encontrei nela toda a minha felicidade. Eu amo absolutamente tudo nela. Eu encontro a paz quando estou com ela e isto é muito importante para um atleta.

- Como você está lidando com o papel do pai?

Alexei - Primeiramente eu achei estranho, estou aprendendo a gostar. Funciona como uma troca... estou tentando compreender e ser compreendido. '

- Seu filho o chama de 'papai' ou 'Lyosha'?

 Alexei - Das duas formas. Eu gosto quando ele me chama de 'pai'. Mas quero que isso venha do seu coração, vontade própria... e não porque lhe foi dito para chamar assim. Eu farei de tudo para ser um bom pai para ele. Ocasionalmente eu tenho de ser rígido com ele, até mesmo grito, porque se você deixar as crianças fazerem sempre do jeito que elas querem, elas logo 'tomam conta da situação' e começaram a usar você...

- O que é amor para você?

 Alexei - Amor é quando você sabe que alguém está te esperando sempre.

- Sua mãe o admira? Ela diz:  "Lyosha, que pessoa você se transformou!"

Alexei - Não, ela diz: " Eu sempre soube que você se tornaria o que é!" Eu amo profundamente minha mãe porque me criou sozinho. Meu pai deixou-nos quando eu era ainda muito novo.

- O que pensa em fazer no futuro?

Alexei - Bem, pode soar irônico, mas eu provavelmente serei um treinador de ginástica. Mas não aqui na Rússia. Pagam muito pouco hoje em dia. 

Alexei se coroou em Sydney como o ginasta mais completo do mundo. Nemov que desde os jogos de Atlanta (com 20 anos) - onde conseguiu o ouro no salto sobre o cavalo e a prata no individual geral - tem acumulado cinco títulos mundiais, porém nenhuma competição foi como Sydney, onde ele obteve uma supremacia absoluta. Sua coleção particular de medalhas conta agora com pelo menos 12 medalhas olímpicas (seis em Atlanta e seis em Sydney). Apesar do êxito, Alexei não bateu o recorde de medalhas da ginástica artística em uma única Olimpíada. A marca, de oito medalhas, ainda é de Alexander Dityatin, pela então União Soviética, nos Jogos de Moscou, em 1980.

Alexei declarou na época da olimpíada de Sydney que pretende continuar na ginástica até os jogos de Atenas, na Grécia em 2004.

Alexei Nemov em sua infância teve que trabalhar duramente para conseguir se igualar aos outros ginastas, mesmo nos elementos mais fáceis. Yevgeniy Nikolko, seu técnico, disse: "não, Lyosha no início não justificou as esperanças".

Entretanto, prova-se que tudo neste mundo é relativo. Aos 16 (!) anos de idade, Alexei estava competindo, em 1993, no Campeonato Mundial Sênior em Birmingham. Será que as esperanças foram justificadas finalmente? :)

- O que você pensa antes de uma competição?

Alexei - Eu penso nas garotas. Eu penso nelas toda a hora (risos). Estou apenas brincando, todos os pensamentos são sobre o exercício.

- Alexei, o que o atraiu na ginástica?

Alexei - Agora eu amo a ginástica porque eu posso fazer determinadas coisas, e também porque consegui determinados resultados. Eu posso me expressar neste esporte. Mas antes que eu não sabia porque eu tinha escolhido esse esporte em especial. Minha mãe me trouxe aqui no ginásio e eu comecei a treinar. No início eu não levava a sério, e mais de uma vez eu quis parar, mas sorte eu não ter parado!

- Quando você começou na ginástica?

Alexei - Aos 6 anos de idade. Claro, eu estava sonhando com futebol ou hockey, mas minha mãe disse firmemente "nós estamos indo a um clube de ginástica!". Fiz o teste no VAZ (Volzhskiy Avtomobilnyi Zavod). Lá no ginásio de ginástica, meus primeiros técnicos foram Aleksandr Anverovich Musaev e Irina Ivanovna Shestakova. Quando eu estava na terceira série, Yevgeniy Grigorievich Nikolko transformou-se em meu técnico particular.

- Na Rússia os atletas das equipes principais precisam ir para o centro de treinamento do Round Lake (onde inclusive têm de morar). Você está lá desde quando tinha 14 anos. Como seu estilo de vida mudou durante todo estes anos?

Alexei - A coisa a mais difícil é superar a monotonia. às vezes isso cansa muito, psicologicamente falando. Os treinos acontecem três vezes por dia. Faço caminhadas, assisto televisão, leio livros... eu li de tudo. 

- Isso o enlouquece?

Alexei - Com certeza... algumas vezes eu cheguei a gritar com meu técnico. Aliás, fazia isso freqüentemente, mas agora cresci, estou mais maduro e tento me controlar. Quando sinto que não posso mais me controlar, eu pego o carro e vou para minha casa em Nakhabino, por algumas horas... Vejo minha esposa e meu filho. Lá me acho num mundo completamente diferente, atmosfera diferente. Eu me sinto muito melhor, e esqueço de tudo sobre o esporte.

- Muitos dizem que "Round Lake" é o lugar da carceragem voluntária. Você pensa assim?

Alexei - Não exatamente. Penso: "se você quiser alcançar os resultados - terá de ser paciente e não se lamentar. Quem quer que o resista então, e logo estará no topo".

- Você tem  muitos amigos?

Alexei - Sim.. muitos de outros países também... no início mal nos entendíamos porque eu não falava inglês.

- Que língua você estudou na escola?

Alexei - Francês. Mas você pode imaginar como nós estudamos com todas aquelas práticas diárias...

Alexei NemovClique aqui para ver os melhores resultados de Alexei Nemov.

 

Perfil

Nome: Alexei Nemov.

Apelido: Lyosha e Alyosha.

Aniversário: 28 de maio de 1976.

Terra Natal: Barashevo, Rússia.

Altura: 1,74m.

Peso: 75 kg.

Estado civil: Casado (01 filho).

Técnico: Leonid Arkaev.

Clube: Togliatti Automotive Workers Club

Início na Ginástica Rítmica: aos 6 anos de idade. Está na equipe nacional desde 1992.

Ginasta que admirou quando mais jovem: Dimitri Bolizerchev e Nikolai Andrianov.

Aparelho Favorito: Solo.

Hobby: Carros, garotas, ir a discoteca, garotas. :)

Fonte: Gymnastics Russian por Vladimir Gurov Olympic Euro Gym; StarPulse.com.

Confira mais imagens de Alexei Nemov:

01  02  03  04  05  06  07  08  09  10  11  12  13  14  15  16  17

Estas são para as tietes de Nemov... (risos!)... Divirtam-se meninas:

18  19  20  21  22

Clique aqui e veja uma animação de Alexei Nemov no Cavalo com Alças.

 
 
 
     
   
 
 
 
Resolução mínima de 800x600 IE 5.0
© Copyright Ginásticas.com 2000-2003,
Denis R. Patrocinio