home  
 
home
adicionar ao favoritos
indique esta página
english version soon
Ginásticas
História
Acrobática
Aeróbica
Artística
Geral
Rítmica
Trampolim
Conteúdo
Artigos
Biblioteca
Entidades
Hot Links
Notícias
Onde Praticar
Resultados
Especiais
Ginásios
Ginasloucos
Obstinação
Personalidade
Supereventos
Interação
Chat
Downloads
Fórum
Guestbook
Newsletter
Opinião
Institucional
Anuncie
Contato
O Site
Quem Sou
Serviços

Consultar arquivos

criação e
manutenção
d_e_n_i_x®
     
 
Personalidade
 
 
 
 

Personalidade 08 - Admilson Vitório

Por: Denis Ribeiro Patrocinio - Ginásticas.com

"Estou muito feliz principalmente com os amigos que o esporte me presenteou!"

Admilson Alves Barbeiro Vitório = nome (e não só nome diga-se de passagem!) muito importante na ginástica aeróbica esportiva brasileira. Para os amigos mais próximos, simplesmente 'Ad' (Ade) aqui no Brasil, 'Eidi' (como se pronuncia em inglês) nos EUA, ou, 'Adi' na Suíça onde ele está morando agora. Com uma curiosidade: 'Ade' em suíço significa 'Tchau'... não ficaria bem alguém com o apelido de 'Tchau' (risos!). Para pessoas mais formais, ou de outros países, o nome Vitório é o mais citado.

Esta grande figura nasceu em 05 de março de 1974, em Araçatuba/SP, porém reside agora na cidade de Bern, na Suíça. É lá que eventualmente ainda treina para algumas competições e apresentações isoladas de Ginástica Aeróbica, mas sua principal atividade agora é trabalhar como técnico da Suíça de Sports Aerobics (GAE).

No Brasil, figurou como destaque em vários locais de treinamento, e teve como principais técnicos: Adriana Cavalheiro (Araçatuba, 1994), Regina Cavalcanti (SME - Ribeirão Preto, 1996/97); Kátia Lemos (UFMG e ICMG - Minas Gerais, 1997/98), Luciana July (São Paulo Futebol Clube - São Paulo, 1998/2000) e Marcelo Tallandré (Vasco da Gama, 2000/01). E apesar de também ter feito apresentações em outras modalidades, sua grande especialidade é a categoria Trio (adulto).

Na Ginástica há apenas 07 anos, Ad praticava Ginástica Artística em Araçatuba. Então em 1994, Adriana Cavalheiro (SP), vice-campeã brasileira de Ginástica Aeróbica Esportiva, acabara de montar uma academia. Viu Ad em uma apresentação de ginástica na faculdade e o convidou para treinar com ela. Ele ainda a enrolou uns 02 meses para decidir se ia ou não treinar com ela. Ad já tinha 20 anos nessa época.

Fascinado pelo sincronismo entre ginastas e a música neste esporte, e ainda vendo todos os campeões brasileiros na TV, Ad sentiu-se inspirado, e rendeu-se ao esporte. Adorava poder ver sempre os campeões brasileiros e também mundiais. Estreou em uma etapa do Aeróbica Brasil em Curitiba/PR, em 1994.

Diante da feliz escolha, Admilson

Vitório começava a revelar um membro importante do talvez mais importante Trio Masculino de GAE que o Brasil possuiu. Juntamente com Ibsen Nogueira e Leonardo Silva, além de Rodrigo Padovan, conquistou vários títulos. Sua fã e amiga Isamara Secati também desempenhou papel importante em sua vida.

Ad já foi colecionador de selos! Mas as constantes mudanças de residência o fizeram abandonar o hobby, e ele hoje curte muito fotos. Inclusive, para quem quiser conhecê-lo um pouco mais, há um site mantido por ele mesmo, com muitas fotos bacanas. O endereço é: http://communities.msn.com.br/FotosdoAd/join.

Seus países favoritos são: Brasil, Austrália, Suíça, Alemanha. Além do Português, Admilson fala também Espanhol, Inglês, e atualmente também tem estudado Alemão; inclusive ele já fala alemão. Adora conhecer as culturas dos outros países, conhecer pessoas, ir ao cinema, ouvir boa música, ler livros.

Hoje, Ad não treina mais. Apenas dá aulas. Seu último local de treinamento foi em Oklahoma City – Estados Unidos,  no Dynamo Gym. A mesma academia da Shannon Miller. Um ótimo lugar. Chegava a treinar de 3 a 5 horas por dia, 5 a 6 vezes por semana, dependendo da época.

Aqui no Brasil, a falta de patrocínio é a causa de maior dificuldades para os atletas da ginástica aeróbica. Mas já foi melhor... no início, existiam muito mais competições por aqui. Ver Ad e seu trio hoje, nível técnico, títulos, etc., parece que seguiram um caminho fácil... Não é bem assim... as dificuldades sempre estiveram presentes. Porém foram muito persistentes em seus sonhos, e os alcançaram.

Ad relembra de um período muito bom no SPFC, principalmente pelos atletas que faziam parte da equipe e nossa técnica que é uma pessoa muito especial, Luciana July. Foi um momento muito positivo em sua carreira. Ele diz que fez muitas amizades, e que são todas especiais... especialmente as conquistadas nos clubes que ele passou. Relembra ainda quando trabalhou na Sociedade Esportiva Palmeiras.

Admilson sempre teve apoio dos seus pais, mesmo estando longe deles.Ele tem mais dois irmãos, mais velhos. E na família, somente ele foi atleta.

Seu trio sempre foi acompanhado por fisioterapeutas,psicólogos e diz: "...em Minas por vezes fazíamos uns testes psicológicos... nunca descobri se era realmente ¨normal¨...risos, brincadeira!"...

Ad considera a GAE um esporte muito dinâmico! Não é para menos. Diz ainda que: "além do sincronismo que chama muito a atenção das pessoas, tem ainda a música, as figuras de trios e duplas...apaixonante!"

"A Ginástica Aeróbica não é um esporte com muitos riscos, mas claro, como muitos esportes sempre acontecem lesões, pois solicitamos muito as capacidades físicas. Já ocorreram lesões mas nada muito sério!"

Sua última música de apresentação foi um trilha sonora do filme Elvira. "Mas não tínhamos muita ligação com o filme propriamente dito. Mas sim com o tema monstros".

Ad se diz admirador de todas as ginásticas!

Quanto a acompanhamento nutricional e dietas, Ad diz: "não sigo nenhuma dieta não, sempre fui fã de chocolates e doces... minha dieta especial... mas nunca tive problemas com isto. Imagina agora morando no país dos chocolates???(risos)".

Dentre as muitas competições que já participou, Ad reforça alguns importantes títulos como :

- 1997: Campeão do Aerobic Masters de seleções da FIG em Hannover Alemanha;

- 1998: Terceiro colocado no Campeonato Mundial da ANAC, Orlando/EUA;

- 1999 e 2000: Bicampeão Mundial: ANAC, Las Vegas e Los Angeles/EUA.

- 1999, 2000 e 2001: Tricampeão do Suzuki World Cup - Tóquio/Japão.

- 1999: Campeão Mundial da FIG, Hannover/Alemanha.

- 2000: Participação no FIG Gala nas Olimpíadas de Sydney Austrália.

- 2001: Terceiro colocado no Campeonato Mundial ANAC São Francisco/EUA.

Ad classifica como grande momento em sua carreira a apresentação em Sydney 2000. Diz ainda que é muito gratificante estar representando o Brasil em outro país. Um momento difícil, foi no Mundial da FIG em 1999, quando seu trio estava em terceiro lugar, atrás da França e Romênia... Conquistaram o Mundial empatando com a França que era a favorita. O desempate aconteceu por 0,10 em Qualidade Artística.

Atualmente Ad se dedica à Federação Suíça de Ginástica, e pretende lá, criar uma boa estrutura e bons atletas para este esporte.

Pergunto sobre este ser um esporte muito estressante, mas se ainda assim vale a pena, e ele responde: "sim, realmente o esporte com fins competitivos, ainda mais em nível mundial é muito estressante, mas para mim valeu e vale muito a pena! Não tem prazer maior que estar no primeiro lugar no podium e ver sua bandeira e o hino de seu país sendo vistos e ouvido por todos! Me dá muito orgulho.".

"Infelizmente no Brasil é praticamente impossível se ganhar dinheiro com este esporte... por este motivo não só eu, mas muitos outros estão trabalhando em outros países. Acho que se houvesse melhores possibilidades no Brasil, seria maravilhoso!"

E aí vai uma dica para todos que sonham com a Ginástica Aeróbica: "na verdade acho que todos têm a possibilidade de chegar a ser um campeão, mas depende muito se realmente a pessoa quer isso! Eu fui atrás das possibilidades e oportunidades! Se me visse há 7 anos atrás nunca diria que poderia ter todos estes títulos. Todos nós somos especiais...tenho certeza disto! O que eu tenho a dizer é que este esporte é lindo e vale muito a pena treinar! Os sentimentos e as coisas que você aprende são para o resto da vida!  Sempre digo que as pessoas têm que experimentar o friozinho na barriga antes de subir no palco de competição! (risos)."

Para os dirigentes, Ad dá seu recado: "gostaria que os dirigentes pensassem mais no esporte e menos na política e poder! Acho que isto atrasa muito nosso país!"

Para checar o trabalho que Admilson vem desenvolvendo na Suíça, basta visitar o site:  http://www.sportaerobic.ch. Lá existem as opções em Inglês e Alemão. 

 
 
 
     
   
 
 
 
Resolução mínima de 800x600 IE 5.0
© Copyright Ginásticas.com 2000-2003,
Denis R. Patrocinio