home  
 
home
adicionar ao favoritos
indique esta página
english version soon
Ginásticas
História
Acrobática
Aeróbica
Artística
Geral
Rítmica
Trampolim
Conteúdo
Artigos
Biblioteca
Entidades
Hot Links
Notícias
Onde Praticar
Resultados
Especiais
Ginásios
Ginasloucos
Obstinação
Personalidade
Supereventos
Interação
Chat
Downloads
Fórum
Guestbook
Newsletter
Opinião
Institucional
Anuncie
Contato
O Site
Quem Sou
Serviços

Consultar arquivos

criação e
manutenção
d_e_n_i_x®
     
 
Personalidade
 
 
 
  Personalidade 11 - Juliana Alves da Rocha

Por: Denis Ribeiro Patrocinio - Ginásticas.com

Ela é uma das mais aclamadas ginastas nacionais na Aeróbica de competição. Juliana Alves da Rocha, ou simplesmente ‘Jú’ (como gosta de ser chamada), iniciou neste esporte há três anos e meio aproximadamente, quando tinha ainda apenas 15 anos.

Atleta do Clube Palmeiras em São Paulo, Juliana teve seu primeiro contato com a Aeróbica em 1998, quando uma professora que dava aulas de ginástica no clube, resolveu montar um grupo de aeróbica para apresentações. “Eram coreografias de aeróbica de aula. Aos poucos, entramos em contato com a diretora da equipe de Aeróbica do São Paulo Futebol Clube (SPFC), Maurien Sazaki. Foi ela que nos deu as coordenadas para iniciar realmente um trabalho competitivo. E também foi ela quem nos indicou o Leonardo Silva, nosso atual técnico. Ele estava vindo para São Paulo (ele é de Minas Gerais) e queria treinar em algum clube aqui. O clube decidiu contratá-lo e ele iniciou em 1999 um trabalho de ponta, com atletas vindas da Ginástica Olímpica”.

Juliana nasceu em São Paulo, em 05 de outubro de 1983, e mora atualmente no bairro de Perdizes. Tem 1,52m e pesa 44kg. Estuda Educação Física na FMU pela manhã, treina à tarde e à noite. Também pela tarde faz musculação e duas vezes por semana, estuda inglês após o treino. Jú diz que ainda pretende estudar alemão.

Não é para menos que Juliana é mesmo tão querida pelos fãs da Ginástica Aeróbica: neste curto espaço de tempo como atleta, conquistou títulos memoráveis no esporte. Veja alguns destes títulos no final do texto.

Juliana está hoje na categoria Adulto, e sempre participa das modalidades Individual Feminino e Dupla Mista. Continua na Sociedade Esportiva Palmeiras, com o técnico Leonardo Ferreira da Silva, ao qual presta ainda uma homenagem: “Só sou o que sou hoje por causa dele!!!”.

Juliana adora a Ginástica Aeróbica, outras ginásticas, vôlei, natação e também música, cinema e viagens. Já conhece os Estados Unidos, mas pretende ainda conhecer a Suíça, Itália, Alemanha, Japão, Austrália, Hungria e Canadá. Haja fôlego! :)

A atleta destaca que o que mais lhe chamou a atenção na Aeróbica são as competições. Ela diz: “Não há tanto stress como na Ginástica Olímpica. Todo mundo torce por você. Até quem é de outra equipe. É outro clima. Além do mais, todos são amigos. Acreditamos que a briga deve acontecer somente em cima do palco, e não fora dele”. E como, infelizmente, não poderia ser diferente, ela destaca também algumas dificuldades comuns às outras ginásticas: a falta de patrocínio. O local de treinamento não é muito grande: possui um tablado 7x7m e algum espaço nas laterais. Ela e sua equipe contam ainda com um colchão, dois tatames, caneleiras, borrachas cirúrgicas e espelho. “Como disse, não temos dinheiro para poder montar uma grande sala. Podemos usar à vontade a sala da musculação”. Juliana treina em média 5 a 6 horas de segunda a sábado. Férias? No máximo uma semana, no mês de julho. Aequipe técnica tem o apoio de uma outra equipe de fisioterapeutas, ortopedistas e nutricionistas do CETE da Escola Paulista de Medicina, além do fisioterapeuta e ortopedista do próprio clube.

Isamara Secati é a musa inspiradora de Juliana Rocha. “Acho ela uma ótima atleta!”. Ela curte também Yuriko Ito (Japão), Ludmila Kovatcheva (Bulgária), Jonathan Cañada (Espanha) entre outros. E claro, uma pessoa fundamental em sua vida, a irmã Priscila (15 anos), que também compete aeróbica. “Adoro vê-la treinando e principalmente competindo. Ela passa uma energia muito boa, é carismática, bonita...”. Além da irmã, Juliana recebe também o apoio de seus pais, inclusive sua mãe é a diretora da equipe. “Na minha casa vivemos aeróbica!”.

O grande lance da Aeróbica segundo Juliana Rocha são os saltos, a força e a flexibilidade que os atletas devem ter. Além é claro, do carisma que faz com que este seja um esporte especial, bonito. Transmite boa energia a todos. Há também o lado negativo...: por conta do impacto, os atletas podem sofrer com problemas na coluna.

Para o futuro, Juliana espera ainda competir por muitos anos, fazer cursos nacionais e internacionais de musculação e Personal Training, fazer estágios em outros países, constituir uma família e claro ser muito feliz e realizada.

Ela dá a dica para quem quer seguir no esporte: “o mais importante é a dedicação e a vontade de crescer. Se você quer, você pode. Nada é mais forte que a força de vontade!”.

É isso aí Jú!

Confira alguns títulos de Juliana Alves da Rocha:

Títulos nacionais:

2002:

1º lugar Individual Feminino Adulto - Circuito IAF Brasil - 07/07/2002 - Campos do Jordão/SP

1º lugar Dupla Mista Adulto - Circuito IAF Brasil - 07/07/2002 - Campos do Jordão/SP

1º lugar Individual Feminino Adulto - IAF Brasil - Seletiva para o Campeonato Mundial do Japão (obtém com essa colocação a vaga na Seleção Brasileira) - 23 e 24/02/2002 - São Paulo/SP

2001:

1º lugar Individual Feminino Juvenil - IAF Brasil - Campeonato Brasileiro IAF - 03/02/2001- Guarujá/São Paulo

2000:

1º lugar Individual Feminino Juvenil – Campeonato Brasileiro FIG - 13 a 15/10/2000 - Rio de Janeiro/RJ

3º lugar Grupo Juvenil - Campeonato Brasileiro FIG - 13 a 15/10/2000 - Rio de Janeiro/RJ

1º lugar Individual Feminino Juvenil - Campeonato Estadual FPG - 24/09/2000 - São Paulo/SP

1º lugar Grupo Juvenil - Campeonato Estadual FPG - 24/09/2000 - São Paulo/SP

1º lugar Grupo Juvenil - Campeonato Brasileiro ANAC - Junho/2000 - Ribeirão Preto/SP

2º lugar Individual Feminino Juvenil – Campeonato Brasileiro ANAC - Junho/2000 - Ribeirão Preto/SP

1999:

2º lugar Individual Feminino Juvenil - Campeonato Estadual FPG - 04/12/1999 - São Paulo/SP

Títulos Internacionais:

2001:

1º lugar Individual Feminino Juvenil - Campeonato Mundial ANAC (4th World Youth Sportaerobic Championship) - 02 a 07/07/2001 – San Francisco/EUA

1º lugar Grupo Juvenil - Campeonato Mundial ANAC (4th World Youth Sportaerobic Championship) - 02 a 07/07/2001 – San Francisco/EUA

2000:

1º lugar Individual Feminino Juvenil - Campeonato Mundial ANAC (3rd World Youth Sportaerobic Championship) - 31/09 a 05/08/2000 - Los Angeles/EUA

2º lugar Grupo Juvenil - Campeonato Mundial ANAC (3rd World Youth Sportaerobic Championship) - 31/09 a 05/08/2000 – Los Angeles/EUA.

 
 
 
     
   
 
 
 
Resolução mínima de 800x600 IE 5.0
© Copyright Ginásticas.com 2000-2003,
Denis R. Patrocinio