home  
 
home
adicionar ao favoritos
indique esta página
english version soon
Ginásticas
História
Acrobática
Aeróbica
Artística
Geral
Rítmica
Trampolim
Conteúdo
Artigos
Biblioteca
Entidades
Hot Links
Notícias
Onde Praticar
Resultados
Especiais
Ginásios
Ginasloucos
Obstinação
Personalidade
Supereventos
Interação
Chat
Downloads
Fórum
Guestbook
Newsletter
Opinião
Institucional
Anuncie
Contato
O Site
Quem Sou
Serviços

Consultar arquivos

criação e
manutenção
d_e_n_i_x®
     
 
Personalidade
 
 
 
  Personalidade 12 - Camila Comin

Por: Denis Ribeiro Patrocinio - Ginásticas.com

Seu próximo grande sonho é, sem dúvida alguma, compor a equipe que vai à Olimpíada em 2004. Porém, Camila Comin é cautelosa quanto a certeza de estar ou não em Atenas: "a definição depende ainda do Mundial de ginástica".

E quem não conhece Camila Comin? Esta paulista que hoje tem 20 anos e mora em Curitiba desde os 5 anos de idade, pode gabar-se de uma longa trajetória (afinal, lá se vão 15 anos de treinos) de grandes conquistas.

Camila está na SeleçãoCamila Comin Brasileira de Ginástica a 7 anos... mas não foi sempre assim: "meu primeiro contato com a ginástica foi aos 5 anos, quando me mudei para Curitiba, pois meu pai havia sido transferido de seu trabalho no banco para cá. Eu morava perto da Praça Osvaldo Cruz onde comecei a treinar ginástica olímpica, atletismo e natação... Mas depois da minha primeira competição, me apaixonei pela ginástica e não parei mais. No atletismo eu competi algumas vezes e até ganhei algumas medalhas em corridas rústicas. E a natação eu fazia para melhorar minha bronquite".

A paixão pela ginástica era incentivada com vários filmes inclusive das olimpíadas, e Camila cada vez mais desejava fazer tudo aquilo que aquelas ginastas faziam. Seu grande ídolo no esporte, claro, não poderia ser outro senão: Nadia Comaneci! "Perfeito dez! Eu achava o máximo!"

Com seus 1,56m e 46,5kg, olhos e cabelos castanhos, essa ariana arrebata uma legião de fãs por onde passa. Aos mais afoitos pretendentes, Camila ou 'Cãmi' para os mais chegados, diz não ter tempo para pensar em namorar. Também pudera: ela treina de segunda a sábado das 08:00h às 12:00h e das 16:00h às 18:00h e agora, por conta da preparação para o Mundial, treina também aos domingos! Anualmente tem cerca de 15 dias de férias. Além disso, ainda cursa o 4º período à noite do curso de Educação Física no Dom Bosco.

Camila vê suas companheiras de equipe como uma grande família, até porque passa mais tempo com elas do que com a sua própria família. "Tenho muitos amigos no esporte, e nossa amizade é muito grande. Nas competições damos muita força umas para as outras e acaba vencendo quem estiver melhor ou não errar".

Os pais de Camila e principalmente seu pai, sempre apoiaram-na neste esporte. Eles também praticavam esportes, porém nunca foram atletas de alto nível. Camila tem uma irmã um ano mais velha, que chegou a fazer ginástica durante 3 anos, mas que depois parou pois "tinha muito medo".

Camila CominOs assuntos favoritos de Camila são novidades e atualidades, esportes, televisão e shoppings. Passear no shopping e assistir filme no cinema estão entre seus passatempos preferidos. E quando o assunto é outro esporte, Cãmi admira muito saltos ornamentais. "Queria fazer pois também adoro água!". Entre os países que já visitou os que ela mais gostou são: Canadá, França e Estados Unidos. Ah! O Inglês não é problema, já que Camila domina esta língua. Camila gosta de ouvir MPB, Dance e POP.

Hoje ela treina no melhor centro do Brasil e com os melhores técnicos: Universidade do Esporte com a técnica ucraniana Irina Ilhiachenko. Antes porém, passou pela Praça Osvaldo Cruz, Colégio Paranaense, Positivo, Clube de Regatas do Flamengo e AGIPAR. 

Camila diz que quando iniciou na ginástica, faltava tudo, desde aparelhos até professores. Felizmente hoje em dia ela tem tudo! "Só falta um sistema de calefação, porque aqui em Curitiba faz muito frio!". Desde 1999, uma equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos) fazem acompanhamento das atletas da seleção feminina.

Ela adora treinar trave e paralelas assimétricas e nunca teve nenhuma lesão mais grave. Sua música de solo atual é a Ópera Brasileira.

Sua primeira competição pela Seleção foi o Pan-Americano de 1996 na Guatemala. Tem quase 100 medalhas e mais de 15 troféus no total. Você poderá conferir logo abaixo alguns de seus principais títulos.

CamCamila Cominila relembra os grandes momentos de sua participação no Pan de Winnipeg em 1999 e nas Olimpíadas de Sydney em 2000: "foi um grande momento, foi maravilhoso! Não dá nem para explicar. Tudo o que um atleta espera é alcançar o pódio e as olimpíadas!". Camila considera estar em uma ótima fase. E diz sempre encarar as críticas da melhor forma possível. Elas servem de incentivo para ela continuar a seguir em frente. E apesar de tanto treinamento forte, de não ganhar quase nenhum dinheiro com o esporte (que não seja apenas para o próprio sustento/manutenção), Camila acha que vale muito a pena todo o esforço desempenhado no esporte.

Atualmente os treinos estão voltados para o Pan e para o próximo Mundial.

Para quem quer o segredo de todo esse sucesso, Camila diz que só é preciso querer e gostar muito! "A ginástica é um esporte que faz você viajar muito e abre seus horizontes!".

É isso aí! Força Camila em sua trajetória!

Confira alguns títulos de Camila:

RESULTADOS NACIONAIS  

Campeonato

Categoria

Local

Ano

Prova

 Colocação

Brasileiro

Infantil

Curitiba

1995

Ind. Geral

Campeã

Brasileiro

Juvenil

Curitiba

1995

Ind. Geral

Campeã

Brasileiro

Juvenil

Curitiba

1996

Ind. Geral

Campeã

Jogos da Juventude Brasileiros

Juvenil

Goiânia

1997

Ind. Geral

Campeã

Brasileiro

Juvenil

Porto Alegre

1998

Ind. Geral

Vice- Campeã

Brasileiro

Adulta

Porto Alegre

1998

Ind. Geral

3º Lugar

 

 RESULTADOS INTERNACIONAIS  

Campeonato

Categoria

Local

Ano

Prova

Colocação

Panamericano

Juvenil

Guatemala

1996

Equipe

Campeã

Panamericano

Adulta

Medelin

COLOMBIA

1997

Equipe

Paralelas

Campeã

3º Lugar

Jogos Sulamericanos

Adulta

Cuenca

EQUADOR

1998

Equipe

Campeã

Jogos Mundiais da Juventude

Juvenil

Moscou

RÚSSIA

1998

Equipe

14º Lugar

Winnnipeg

Adulta

Winnipeg

CANADÁ

1999

Equipe

3º Lugar

Jogos Mundiais

China

Adulta

Tianjin

CHINA

1999

Equipe

18º lugar

Olimpíadas

Adulta

Sidney

AUSTRÁLIA

2000

Individual

39º Lugar

American Cup

Adulta

Orlando

USA

2001

Individual

7º Lugar

Camp. Stella Zarrara

Adulta

Ucrânia - Kiev

2001

Individual

  Trave

3º Lugar

Camp. PanAmericano

Adulto

México - Cancun

2001

Equipe

 Trave

1º Lugar 3º Lugar

Camp. Mundial

Adulto

Bélgica - Gent

2001

Equipe

Individual

11ºLugar

39º Lugar

Camp. Brasileiro

Adulto

São Bento do Sul - SC

2001

Paralela

Trave

2º Lugar

3º Lugar

Camp. Sulamericano

Adulto

Curitiba - PR

2002

Individual

Salto

Trave

4º Lugar

4º Lugar

5º Lugar

Camp. Bra/Ucr/USA

Adulto

Curitiba -PR

2002

Individual

6º Lugar

Fest. Oliímpico de Verão - 2002

Adulto

Vitória -ES

2002

Salto

Trave

1º Lugar

2º Lugar

Camp. Brasileiro

Adulto

Curitiba - PR

2002

Individual

Trave

Paralelas

Salto

2º Lugar

1º Lugar

1º Lugar

2º Lugar

Camp. Mundial por Aparelho

Adulto

Hungria - Debrecen

2002

Participou nas Paralelas

 Trave e Salto

 
 
 
     
   
 
 
 
Resolução mínima de 800x600 IE 5.0
© Copyright Ginásticas.com 2000-2003,
Denis R. Patrocinio